Canavieiras representada no Forum Baiano de Educação Infantil

A questão do brincar é um dos aspectos em debate
Ascom

Canavieiras tem quatro representantes da Secretaria Municipal da Educação no Forum Baiano de Educação Infantil (FBEI). O processo de escolha do Grupo Gestor do Fórum Regional Polo de  Ilhéus foi realizado nos dias 9 e 10 de novembro e os membros eleitos da Secretaria da Educação de Canavieiras são: Emília Augusto, Maria Rita do Nascimento, Edglese Moura e Janaína Guzzo.

Segundo a secretária Municipal da Educação, Emília Augusto, eleita representante dos secretários da Educação, o polo de Ilhéus estava desativado e o curso de extensão “Fortalecimento e articulação da Educação Infantil”, coordenado pela doutora em Educação Infantil, Emília Peixoto Vieira, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), resolveu reimplantá-lo. “As reuniões do FBEI são mensais, e contribuem para dar um novo significado a algumas ações que já acontecem, mas que sempre precisamos refletir, melhorar”, explicou a secretária.

Segundo Emília, alguns temas dos encontros trazem essa nova ressignificação, como a questão do brincar e da expansão da rede de atendimento com qualidade. “Vale a pena fortalecer esse trabalho que já vem sendo feito por uma instituição que tem legitimidade para propor e cobrar políticas públicas que possam garantir educação de qualidade para as crianças de até cinco anos de idade e pensar, sim, alternativas outras que possam viabilizar essas políticas”, disse Emília. A professora Maria Rita do Nascimento é representante de uma entidade internacional de defesa à infância (Creche Jardim dos Anjos), enquanto Edglese Moura e Janaína Guzzo são representantes dos profissionais da educação, titular e suplente, respectivamente.

Entre os princípios do FBEI estão: A educação e o cuidado das crianças de zero a cinco anos é uma responsabilidade compartilhada da família, do Estado e da sociedade; a garantia de oferta e acesso a qualquer criança de zero a cinco anos ao atendimento em instituições do sistema público educacional; a mobilização ativa da sociedade com o intuito de fazer com que a União, Estado, Distrito Federal e Municípios cumpram seu papel constitucional de formular e executar políticas públicas para a garantia de uma Educação Infantil de qualidade.

O órgão também busca, através de suas ações, a Integração e valorização das instituições comunitárias no sistema educacional; a defesa da indissociabilidade do educar/cuidar, das interações e brincadeiras para o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos de idade; a pluralidade de propostas pedagógicas que promovam a autonomia e a multiplicidade de experiências para as crianças de zero a cinco anos de idade; ampliação da Educação Infantil enquanto campo interdisciplinar, multidimensional, multiétnico e em permanente evolução, valorizando a cultura local; a defesa da formação de professores em nível superior (Licenciatura em Pedagogia) para o trabalho pedagógico com as crianças de zero a cinco anos de idade em instituições de Educação Infantil.